sábado, 25 de agosto de 2007

Recordações...

Fonte da ilustração: www.portaldoscantinhos.com

Foi durante uma conversa pelo skype, ontem, que meu coração resgatou lindas recordações.
A primeira delas e, de certo, a mais marcante, é a poesia 'Canção da Garoa', de Mário Quintana.
Diz o seguinte:

"Em cima do meu telhado
Pirulin lulin lulin,
Um anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.

O relógio vai bater:
As molas rangem sem fim.
O retrato na parede
Fica olhando para mim.

E chove sem saber por quê...
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...


Não sei muito bem o que o autor quis expressar com estas singelas palavras... mas casa vez que proclamo estas linhas, num ritmo delicado, minhalma chega a tremer, de tanta emoção.
Quando era pequena, não sabia que esta musiquinha era na verdade uma poesia, porque minha mãe ensinou para sua criança em forma de canção. E isso se repetiu, felizmente, inúmeras vezes. Isto esplica o fato de que até hoje consigo recitá-la de cabeça, sem pestanejar... rs.
Depois de me maravilhar com a letra acima, comecei a procurar os outros poemas que faziam parte da mesma época. Foi então que encontrei a capa do livro de poesias, que fazia parte da série "Para gostar de ler", apresentada a seguir:



Era exatamente este o livro que tínhamos em casa, que se perdeu com o tempo.

Lembro claramente que nem todos os versos me agradavam. Passava algumas páginas correndo, pois lgumas histórias eram tristes e outras 'esquisitas'.

Dentre as preferidas estavam:

Vinícios de Moraes

O relógio

Passa tempo, tic-tac Tic-tac, passa hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, vai-te embora

Passa, tempo Bem depressa Não atrasa Não demoraQue já estouMuito cansado

E já perdi toda alegriaDe fazer meu tic-tac

Dia e noite Noite e dia Tic-tac Tic-tac Dia e noite Noite e dia

Henriqueta Lisboa

Mamãezinha

Mamãezinha, conta, conta uma história!
Mamãezinha agoraestá no fogãofazendo quitutespara o seu neném.
Mamãezinha, conta, conta uma história!
Mamãezinha agoraestá no tanquelavando as roupasdo seu neném.
Conta, Mamãezinha,conta uma história!
Mamãezinha agoraestá no seu sonocansado, sem sonhos.


Coraçãozinho

Coraçãozinho que batetic ticReloginho de Papaitic tacVamos fazer uma troca?
Relógio fica comigotic ticdou coração a Papaitic tic tac

Cecília Meireles

A Bailarina

Esta menina tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

O Menino Azul

O menino quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas que saiba conversar. O menino quer um burrinho que saiba dizer o nome dos rios, das montanhas, das flores, — de tudo o que aparecer. O menino quer um burrinho que saiba inventar histórias bonitas com pessoas e bichos e com barquinhos no mar. E os dois sairão pelo mundo que é como um jardim apenas mais largo e talvez mais
comprido e que não tenha fim.

Quem souber de um burrinho desses, pode escrever para a Ruas das Casas, Número das Portas, ao Menino Azul que não sabe ler.

"Obrigada Jesus, por tanto amor, tanto carinho, tanta ternura.

Obrigada Paizinho, pela minha família, pelos amigos, por tudo.

Que grande alegria... "

2 comentários:

Celia disse...

Obrigado meu bom Deus,pelas poesias,que ficaram gravadas no coraçãozinho da minha filha. Só por ela ter lembrado e procurado, ja fiquei imensamente feliz.
Foram epocas que deixaram saudades,e pelo visto,inesqueciveis.
Obrigado Pai do céu,pela minha filha,por todo seu carinho e amor.
Achei muito lindo, belas recordações.
Ti amooooo

Pri disse...

Ai mãe... que emoção.
Vem logo pra cantar o pirulim pra mim. Vc canta e o papito toca no violão... já pensou? Hihihi.
Deus abençoe sempre a nossa famíla.
Não há nada mais especial do que estarmos juntos bem e contentes.
Amo vcs muitão.